quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Píer Mauá recebe primeira edição da LER

A cantora Vanessa da Mata - autora do livro "
Salão do Livro com entrada gratuita festeja a literatura com programação para todos os públicos entre os dias 24 e 27 de novembro
O Boulevard Olímpico, novo pedaço preferido do carioca, foi escolhido para receber a primeira edição da LER. Entre os dias 24 e 27 de novembro, das 10h às 21h, o espaço se transformará em Boulevard Literário com a presença de escritores, editoras, livrarias e leitores. Com acesso gratuito ao público, o evento será realizado no Píer Mauá e a programação vai celebrar a literatura em toda a sua diversidade. A LER vai proporcionar debates de diferentes assuntos com as mais variadas vozes. De acordo com Jerônimo Vargas, diretor da Base Eventos, a LER tem como foco a troca de conhecimento, a interação e a discussão. “A LER será um evento que entrará para o calendário da cidade do Rio”, acredita Vargas, que espera um público de 80 mil pessoas.

A LER se diferencia pelo fácil acesso ao local do evento e por oferecer ao público a oportunidade de participar de mesas redondas, lançamentos, bate-papos e oficinas com autores como Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Vanessa da Mata, Marcelo Rubens Paiva, Alberto Mussa, Paulo Lins, Mary Del Priore, Gregório Duvivier e Heloísa Seixas, entre outros.O compositor Martinho da Vila também participará do evento, ele bate um papo com Ricardo Cravo Albim, mediado por Liliana Rodrigues.
Gregório Duvivier é outro nome confirmado


Com curadoria do editor Julio Silveira – fundador da Casa da Palavra, gerente editorial da Agir e Nova Fronteira e diretor da Ímã Editorial -, o evento terá uma programação extensa e variada. No Café do Livro, são mais de 40 autores convidados. As atrações para o público infanto-juvenil estão sendo organizadas pela jornalista Marina Vieira, idealizadora e realizadora de diversos festivais de cultura.

“É muito oportuno fazer essa celebração do livro no Porto, onde as ideias desembarcavam e se misturavam, gerando os fundamentos da cultura carioca, como o samba. Agora que o Porto volta a ser dos cariocas, queremos que a LER seja de novo o ponto de encontro e fusão entre a tradição e a inovação”, destaca Julio Silveira. “Essa é a festa do livro e estão todos convidados: queremos dar voz e promover a conversa entre autores tradicionais e blogueiros, geeks e historiadores”.

O evento conta com exposições interativas e oficinas de escrita. A programação do Café do Livro inclui, entre outros assuntos, ficção policial, memória, poesia, sexualidade, comportamento e tecnologia, reforçando a diversidade. Juntam-se ao Café do Livro espaços infantis para promover o hábito da leitura de forma lúdica, área dedicada à leitura para jovens adultos, apresentações teatrais de clássicos da literatura nacional, além do Jardim Literário, que contará com convidados declamando poesias, esquinas com espaços para lançamento de livros e encontro com blogueiros, área dedicada a saraus abertos à participação ativa do público e o salão do livro com estandes de livrarias e editoras independentes e artesanais. Os sebos e os livros digitais também terão áreas destinadas a eles.
Teresa Cárdenas escritora cubana é atração internacional


Um dos objetivos da LER nesta primeira edição é celebrar as conversas em língua portuguesa. Mario Lucio Souza, músico e escritor de Cabo Verde, vai conversar com o escritor Sérgio Rodrigues sobre a(s) língua(s) portuguesa(s). Os portugueses José Luiz Peixoto e Alexandra Lucas Coelho tratam de viagem e da raiz lusitana. A cubana Teresa Cárdenas fala sobre memória e opressão em mesa que divide com Aílton Krenak, que traz a perspectiva dos povos nativos do Brasil.

Anderson França, o Dinho, trará para a LER as conversas sobre o Rio que viraram livro, depois do sucesso no Facebook. O poeta, humorista e colunista Gregório Duvivier fala sobre relação, comportamento e literatura. Raphael Montes, um dos jovens autores mais bem-sucedidos da atualidade, e Ana Paula Maia, traduzida em vários países, falam sobre literatura, violência e suspense. Miró da Muribeca, poeta-filósofo dos mangues do Recife, vai surpreender o público carioca com suas performances em mesa com a poeta, escritora infantil e “influenciadora” Bruna Beber.

Em um evento que celebra a diversidade, duas mesas vão tratar de gênero e sexualidade. Thammy Miranda, com seu livro “Nadando contra a corrente”; e Amara Moira, com “E se eu fosse puta”, falam sobre afirmação e aceitação de sua identidade em um mundo heteronormativo. Pedro Doria e Mary del Priore conversam sobre revoluções e movimentos sociais, mas também sobre comportamento e intimidade ao longo dos séculos, para falar sobre como nós, os brasileiros, somos.

Entre as diversas atividades que farão parte da LER está o Paginário, coletivo de arte urbana que terá um mural com centenas de páginas de autores de todos os continentes do planeta e com textos em diversas línguas misturados aos de língua portuguesa. Trechos favoritos estarão destacados, operando conexões imprevistas, e marca-textos disponíveis para os visitantes fazerem novos grifos. A LER também apresentará ao público as exposições “Ler é todo lugar” – com fotografias de pessoas das mais variadas etnias e idades lendo livros, Ipads, Kindles em diferentes lugares – e “Livros para vestir”, da artista plástica Analu Prestes.

Um dos apoiadores do evento, o Canal Futura apresentará uma série de curtas-metragens que têm a literatura e a diversidade como temas. A área de convivência, o Boulevard Literário, contará com food trucks e quituteiras da região, além de bancos em formatos de livros, minibibliotecas e personagens de grandes clássicos da literatura circulando para animar o público presente.

A LER tem o patrocínio do Ministério da Cultura, Prefeitura do Rio de Janeiro, Funarte, Fundação Cesgranrio, Ceg e Secretaria de Cultura do Estado do Rio. O evento é apoiado pela Rede Globo, Futura, Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Câmara Brasileira do Livro, Instituto Cidade Viva, Imã Editorial, Publishnews, Revista Piauí, Píer Mauá e Base Eventos.
A programação completa do evento está no site da LER: http://www.lersalaocarioca.com.br/programacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário