domingo, 19 de abril de 2015

Baía de Guanabara: beleza, luxo e lixo

Vista panorâmica da Baía de Guanabara
(fotos Luana Dias)
Considerada uma das mais bonitas riquezas naturais do mundo, a Baía de Guanabara, é na sua orla um dos pontos que mais abriga mansões e imóveis com altos valores, a maioria com cais próprio.
Mas apesar de permanente vigília de ambientalistas, a Baía de Guanabara é das mais poluídas, uma autêntica lixeira onde é despejado todo tipo de material, numa imensa parcela de duração secular.
Milhões de dólares já foram destinados para promover sua despoluição, inclusive de entidades internacionais, porém a degradação da Baía de Guanabara é cada vez maior, denunciam diariamente técnicos, como os ambientalistas Vilmar Berna e Mário Moscatelli, chamando a atenção para o crime, através de jornais, emissoras de rádio, televisões e organismos internacionais.

Lagoas e despejos
Belas paisagens compõem um dos maiores cartões postais do Brasil
(fotos Luana Dias)
A  Baía de Guanabara na sua integração com os rios, lagoas e canais recebe uma imensa quantidade de lixo e esgoto, que reforçam a sua poluição e a qualidade de vida, tanto da fauna e a flora, quanto de quem a usa, por isso vem sendo monitorada por verdadeiros vigilantes como o caso do biólogo Mário Moscatelli, que está sempre denunciando através das emissoras de televisão as condições de suas águas, principalmente no entorno do Rio de Janeiro.
Em Niterói, o prefeito Rodrigo Neves mantém equipes promovendo a limpeza de rios, lagoas e canais, desejando diminuir além de enchentes, também a poluição da Baía de Guanabara.

Na continuação, leia o artigo de Vilmar Berna, exclusivo para o CASA DA GENTE. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário