sexta-feira, 16 de maio de 2014

Wilson Moreira é atração da Feijoada do Rancho


 
Wilson Moreira (foto: divulgação)
  Considerado um dos maiores nomes do samba de raiz, o compositor Wilson Moreira será a atração do próximo domingo (18.05) da "Feijoada do Rancho", tradicional encontro de bambas realizado no Rancho do Tomate, no Engenho do Mato, na Região Oceânica de Niterói. Wilson será acompanhado pelo grupo "K entre nós", que abre o evento, sempre a partir de 14h. 
   Carioca nascido e criado no bairro de Realengo, foi um dos primeiros integrantes da bateria da ala dos compositores da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, mas em 1968, transferiu-se para a Portela. Começou a compor nos anos 50, sendo "Antes Assim" sua primeira música gravada, pela cantora Leny Andrade. Na década de 60 compôs sambas-enredo vencedores e gravou seus primeiros discos. Integrou conjuntos como Cinco Só, Turma do Ganzá e Partido em Cinco.
   Emérito compositor de partidos-altos, entre seus maiores sucessos estão "Mel e Mamão com Açúcar" e "Senhora Liberdade", ambos de sua parceria com o sambista Nei Lopes, que rendeu dois discos importantes para a história do samba. O primeiro, "A Arte Negra de Wilson Moreira e Nei Lopes", lançado em 1980, contém clássicos como "Goiabada Cascão" e "Gostoso Veneno". O segundo, "O Partido (Muito) Alto de Wilson Moreira e Nei Lopes", de 1985, traz "Fidelidade Partidária" e "Eu Já Pedi", entre outros.
   Os dois discos foram relançados em um CD pela coleção 2 em 1. Em 1986, gravou o primeiro LP individual, "Peso na Balança". Na década de 90 sua música passou a ser divulgada e admirada no Japão, e chegou a gravar um CD para a gravadora japonesa Bomba Records.  O Rancho  do Tomate fica na Rua 30 S/N, próximo à Praça principal do Engenho do Mato. Reservas antecipadas podem ser feitas pelo telefone 7880-6002. A entrada para o evento é de R$ 20 para homens e mulheres. A feijoada é e servida no estilo self service e custa R$ 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário