sexta-feira, 23 de maio de 2014

Viva, São João !

Padroeiro de Niterói terá programação com uma semana de festas

           
Está aberta a temporada de vestir a roupa caipira
(foto: Luana Dias/arquivo Jornal Casa da Gente)
Por todo o país, os meses de junho e julho são marcados pelas festas juninas e julinas, que enchem de alegria, música, dança e sabores a vida do brasileiro. Em Niterói, para comemorar o padroeiro da cidade – São João – a Arquidiocese de Niteroi e a Catedral Metropolitana de São João Batista estão organizando uma grandiosa festa de uma semana, entre os dias 15 e 24 de junho. Barraquinhas, comidas típicas, quadrilha, missas e a tradicional fazem parte da programação pra lá de especial.
            Entre os dias 15 e 23 de junho, será celebrada a novena de São João Batista, ás 18h30, seguida de Santa Missa, às 19h. No dia 20, acontece a abertura oficial da Festa de São João, com atração musical, logo após a missa, às 20h.
            No sábado, dia 21, a Quadrilha da Catequese entra em cena, se apresentando às 16h, e às 20h, logo após a missa, haverá a apresentação do Grupo Folclórico Português de Niterói. A noite encerra com show de Claudio Vieira e sua banda, a partir das 21h.
            Já no dia 22, a festa começa mais cedo: às 10h haverá missa campal, com tradicional almoço com delicioso Angu à Baiana, às 12h. Às 15h, entra em cena a Quadrilha do Grupo Jovem, seguida às 16h pela Quadrilha do Projeto Gugu. À Noite, logo após a missa, haverá MPB e forró com o casal Herquinho e Sueli. No dia 23, também haverá  show de Fabio Amorim, a partir das 21h.
            E no dia 24, data consagrada a São João, haverá missa às 8h, 9h30, 11h, 15h30, e às 17h, sendo a missa solene às 17h, celebrada pelo arcebispo Dom José Francisco e Dom Alano Maria Pena. Logo após a missa, haverá a procissão de São João Batista pelas ruas principais do Centro de Niterói, e Câmara de Vereadores. No mesmo dia, haverá também almoço com Angu a Baiana e à noite, música ao vivo com Claudio Vieira e sua banda.
Durante todos os dias, haverá barraquinhas com comidas e doces típicos de festa junina, churrascaria, parque infantil, entre outras atrações. A Catedral de São João fica na Praça Dom Pedro, s/n no Centro de Niterói. Para mais informações: (21) 2620 2529.

Festa em Jurujuba e Itaipu

Além da festa para São João, padroeiro de Niterói, os meses de junho e julho em Niterói também são sinônimo de comemoração à São Pedro. Nos bairros de Jurujuba e Itaipu, são organizadas tradicionais festas tendo à frente as colônias de pescadores.
Segundo o calendário oficial da Neltur, de 27 a 29 de junho será celebrada a Festa Junina de São Pedro de Jurujuba; e de 04 a 06 de julho, será a vez da Festa de São Pedro de Itaipu. Vale a pena prestigiar os dois eventos, que já fazem parte dos festejos tradicionais da cidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário