sexta-feira, 23 de maio de 2014

Segurança pública é tema de audiência na Câmara


O presidente da Câmara e Vereadores de Niterói, Paulo Bagueira
(foto: divulgação Câmara)
A violência em Niterói vai ser tema de audiência pública no dia 26 de maio, às 18 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. Aprovada por unanimidade pelos 21 vereadores, pretende trazer para o debate os principais responsáveis pela área de segurança estadual. Os comandantes da Polícia Militar, os titulares das delegacias de Niterói, membros do Conselho Municipal de Segurança e também autoridades municipais envolvidas com o tema. O encontro é aberto ao público em geral e toda a população está convidada a comparecer.
Para o presidente da Câmara, Paulo Bagueira, o debate sobre segurança é tema frequente no parlamento da cidade. “Já realizamos inúmeros encontros e reuniões com autoridades da área de segurança para cobrar melhoria neste setor, inclusive outras audiências na Câmara com a cúpula estadual e uma reunião com o secretário José Mariano Beltrame. É de praxe, sempre que se muda o comando do batalhão da cidade, convidar o novo comandante para um debate  com os vereadores. O objetivo é conhecer a sua política de segurança, como pretende enfrentar a onda de criminalidade e contribuir, com o nosso conhecimento sobre o dia a dia das comunidades, sugerindo ações de combate à violência”, explica Bagueira.
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa, Renato Cariello, diz que as autoridades estaduais tentaram negar durante muito tempo a migração de marginais. “Isso não é mais possível. No Morro do Estado, por exemplo, houve um racha. Grupos ligados a dois traficantes tentam controlar a venda de drogas. O clima de insegurança é muito grande na cidade e a Câmara quer ouvir a todos, autoridades e população, para sugerir estratégias e cobrar um plano a longo prazo”, ressalta o vereador, que é oficial reformado da PM. Ele reconhece ter ocorrido nos último mês um aumento do efetivo da PM na cidade “Nos últimos dias a secretaria de segurança aumentou o número de PMs patrulhando a cidade. É necessário reconhecer isso”, disse. Além de Cariello a Comissão de Segurança é formada pelos vereadores Luiz Carlos Gallo, na vice-presidência; e Jayme Suzuki como membro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário