sexta-feira, 23 de maio de 2014

Coluna de Samba - Maio/2014

Flavia Saolli (reprodução facebook)
Circuito do Samba 
Na quinta, dia 22 de maio, foi realizada mais uma edição da roda de samba, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Desta vez, o evento contou com a participação especial da cantora Flavia Saolli. O músico, fotógrafo e produtor do evento, Marcello Almo, comemorou também o seu aniversário na ocasião. 







O presidente da Viradouro, Gusttavo Clarão
(foto: Luana Dias)
Aclamação 
Com apenas uma chapa inscrita para as eleições, Gusttavo Clarão foi aclamado presidente para mais um mandato na Unidos do Viradouro. O presidente comandará a vermelho e branco de Niterói para o triênio 2014/2017. Ele terá como vice Adolfo Maia. Gusttavo assumiu o comando da vermelho e branco de Niterói em 2010 interinamente. Em 2011, foi eleito para o triênio 2011/2014 e é o responsável pelo retorno da Unidos do Viradouro ao Grupo Especial este ano.

No ritmo

A cantora Monica Mac (foto: Luana Dias)
Niterói ganhou neste mês de maio mais uma nova roda de samba: liderado pela cantora Monica Mac e o grupo Situkerê, o encontro de gente bamba acontece todas as quartas, a partir das 20h, na Academia de Niterói, em São Francisco. Os ingressos custam R$15,00.







Mudanças
A Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo – reuniu-se com representantes de blocos carnavalescos para debater medidas visando a melhoria do Carnaval 2015. Entre os assuntos falados estão mudanças de percurso dos blocos e um controle mais rigoroso dos vendedores ambulantes nos locais por onde passam os foliões. Os blocos deverão enviar as possíveis mudanças de trajetos dos desfiles, para um estudo de viabilidade por parte da Neltur, visando minimizar os problemas de impacto de trânsito nas vias municipais durante o Carnaval 2015.

Campeões
   A União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) realizou uma cerimônia de premiação das escolas campeãs do Carnaval 2014 em Niterói. As trinta e três agremiações que participaram dos desfiles oficiais receberam troféus, CD's com as imagens dos desfiles e também premiações em dinheiro.  A Sabiá foi a campeã do Carnaval 2014, e no Grupo de Acesso, a Alegria da Zona Norte venceu e foi promovida a chamada "elite" do Carnaval de Niterói. O evento serviu também como o lançamento do projeto de organização do Carnaval de 2015, que marcará os dez anos de revitalização da passagem das escolas pela Rua da Conceição. 
                   
Ritmo folgado 
Os ensaios da bateria Ritmo Folgado da Acadêmicos do Cubango já começaram. Mestre Maurão – ex-Acadêmicos da Rocinha, que assumiu recentemente a verde-e-branca para o Carnaval 2015 – já prevê um ano de muito trabalho, e ficou feliz ao saber do retorno de antigos ritmistas da escola.

Sou Rio (1)
A Estácio terá como enredo em 2015: "De braços abertos, de janeiro à janeiro. Sorrio, sou Rio, sou Estácio de Sá". A escolha aconteceu após uma sugestão do prefeito Eduardo Paes ao presidente Leziário Nascimento. A dupla de carnavalescos formada por Tarcisio Zanon e Amauri Santos irá desenvolver o enredo, que é uma homenagem aos 450 anos da Cidade Maravilhosa.

Sou Rio (2)
A Portela também já anunciou o enredo de 2015, que levará para a Sapucaí mais uma homenagem ao Rio de Janeiro: "ImagináRIO - 450 janeiros de uma cidade surreal". O carnavalesco Alexandre Louzada, que segue na escola, ao lado do diretor de Carnaval Luiz Carlos Bruno, revelou que o Surrealismo é o que o inspira para desenvolver o tema.

Sorteio
O sorteio da ordem de desfiles da Série A para o próximo ano será realizado na quadra da atual campeã, Unidos do Viradouro, no dia 31 de maio, às 20h. Conforme o regulamento, a Unidos de Bangu, atual campeã do Grupo B da AESCRJ, abrirá os desfiles de sexta-feira, seguida pela Em Cima da Hora, que ficou em 13º lugar na Série A. Já o sábado será iniciado pela 14ª colocada deste ano, a Alegria da Zona Sul, seguida pela Acadêmicos de Santa Cruz, que terminou o desfile na 12ª posição. A Estácio de Sá, por ter sido a vice-campeã, ficará obrigatoriamente no sábado, sorteando apenas a posição. Todas as demais agremiações participarão normalmente do sorteio.
Guilherme Kauã, ao lado dos pais, Giselle Nunes e Adailton Lima
(foto: Luana Dias)
Acadêmico 
O cantor e revelação mirim do samba Guilherme Kauã irá tomar posse na Academia Niteroiense de Belas Artes Letras e Ciências – ANBA. Ele ocupará a cadeira n°18 patronímica de Nelson Cavaquinho, outro grande sambista. A solenidade será realizada no Centro de Memória no Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, no dia 10 de junho, às 15h.

Feijoada
No dia 31 de maio, a Toca da Gambá irá realizar a 48ª edição de sua feijoada, com show do trio portelense Marquinho Diniz, Mestre Monarco e Leo Russo. O evento começa a partir das 15h e os ingressos antecipados podem ser obtidos pelo site Quality Pass ou na Toca.

Raissa Machado (foto: Luana Dias)
Parabéns 

Soprou as velinhas no dia 14 de maio, a rainha de bateria da Unidos do Viradouro, Raissa Machado. Ela comemorou ao lado de amigos e família a data especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário